Viagem Funcionalista
trabalho de antropoligia II - Ciencias Sociais - UECE
Neste blog iremos tratar de dois grandes autores da antropologia funcionalista, Malinowski e Radcliffe-Brown (Respectivamente nas fotos acima), e suas contribuições.

Para vizualizar o conteúdo, clique nas imagens dos respectivos autores. Boa viagem!!!


MALINOWSKI, B. The Sexual Life of Savages, 3° Edição, Londres, 1932.
segunda-feira, 21 de maio de 2012 | 14:45 | 0 Comentários
           
           “O homem e a mulher nas ilhas Trobriand, suas relações no amor, no casamento e na vida tribal: este será o tema do presente estudo” (MALINOWSKI, B. A vida sexual dos selvagens do noroeste da Melanésia: descrição etnográfica da vida de família entre os nativos das Ilhas Trobriand (Nova Guiné Britânica) / por Bronislaw Malinowski; tradução de Carlos S.; prefácio de Havelock Ellis. – Rio de Janeiro: F. Alves, 1982, p. 29).

           No prefácio Malinowski diz que a sexualidade "domina de fato quase todos os aspectos da cultura".

           O antropólogo dá uma descrição detalhada da organização social da sexualidade - ritos sociais, a escolha do parceiro, isto é, pretende "traçar o ciclo de vida Trobriand desde o nascimento até a puberdade, casamento e morte". As crianças não se submetem a um sistema de “coerção doméstica ou disciplina regula”- que gozam de liberdade considerável e independência. A ideia de uma criança sendo “espancada ou castigada a sangue frio” por um dos pais é visto como anormal e imoral e quando proposto pelos ocidentais (como o antropólogo) é “rejeitada com ressentimento”.
Em outros capítulos, o relacionamento pai-filho do trobriandeses é descrito com detalhes de sua complexa matrilinear estrutura de relacionamento em que a paternidade biológica é ignorada.

Marcadores: